CATARATA
cr.png

O que é Catarata?

Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.

A principal causa dessa doença é o envelhecimento do cristalino e, por isso, é muito frequente na população idosa, porém também pode ser causada por outros fatores, como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticoides, trauma, infecção ocular ou, ainda, tabagismo.

Existem diferentes tipos de catarata sendo a senil a mais frequente e a que está relacionada com o envelhecimento afetando, habitualmente, o idoso. Outros tipos de cataratas, designadamente a congénita, a subcapsular (posterior e anterior), a cortical, a nuclear,  a traumática, entre outras, que embora menos frequentes, também possuem uma importante incidência na população.

E quais são os sintomas?

Os sintomas da catarata não surgem logo de início da doença, por isso ela é considerada um mau silencioso. Ou seja, começam a aparecer de forma progressiva com sintomas leves. Conforme o problema avança é que a pessoa começa a sentir incômodo e dificuldade para enxergar, impactando sua qualidade de vida. Os seguintes sintomas são característicos da catarata:

Diminuição da acuidade visual (dificuldade de enxergar)

Visão embaçada/ nublada/esfumaçada/ confusa/turva

Visão dupla

Dificuldade para ler, dirigir e andar

Sensibilidade à luz

Alteração da percepção de cores

Mudanças frequentes no grau dos óculos

Visão com brilho de lâmpadas ou do sol

Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão

Escurecimento da visão

Sobre o tratamento da Catarata.

Quando se fala em tratamento para catarata não há nenhum medicamento em forma de comprimido ou colírio para reversão do quadro. Em relação aos óculos e/ou lentes de contato, também já não são eficazes, pois de toda forma a opacidade existente interferirá na acuidade visual. Sendo assim, o único tratamento eficaz e viável é a cirurgia de catarata. Trata-se de um procedimento cirúrgico simples, rápido e seguro que visa resgatar a acuidade visual e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente.

A operação é realizada com anestesia local e consiste na substituição do cristalino opacificado por uma lente artificial chamada de lente intraocular (LIO). Essa lente é feita sob medida, conforme a curvatura da córnea de cada paciente. Ela cumprirá a função do cristalino e, em poucos dias, o paciente tem a sua visão recuperada, voltando a enxergar normalmente.

lio.jpg

Lentes Intra-oculares Premium

A clínica Oculare trabalha com Lentes Intra-oculares Premium, não medindo esforços para oferecer o que há de melhor em termos de tratamento e resultados para seus pacientes. Mas o que são essas lentes? Vamos explicar!

Conforte dito, na cirurgia de catarata por facoemulsificação, após retirado todo o cortex e o núcleo cristaliniano procede-se ao implante de uma lente intraocular (LIO) no lugar que, anteriormente, era ocupado pelo cristalino, mais propriamente dentro do saco capsular.

Essa lente intraocular possui uma determinada potência, calculada nos exames pré-operatórios (biometria) e que substitui os óculos para a distância de longe em alguns casos. Se forem usadas lentes intraoculares especiais (premium), bifocais ou trifocais, o doente pode até ficar independente do uso de óculos em todas as distâncias, de perto, intermédio e longe com resultados ótimos e previsíveis.

Atualmente, existem vários tipos de lentes para cirurgia de catarata, tendo cada uma determinada indicação mediante as condições do olho, preferência do doente e indicação do médico oftalmologista. As lentes podem corrigir, em simultâneo, a visão de perto e de longe, o astigmatismo ou simplesmente restituir a visão que o doente tinha antes de desenvolver cataratas.