OFTALMOPEDIATRIA

O que é Oftalmopediatria?

A Oftalmopediatria é uma subespecialidade médica que trata as doenças oftalmológicas de bebês e crianças, desde problemas de refração a malformações congênitas. Os olhos de uma criança são diferentes dos olhos de um adulto, por isso as medidas adotadas no diagnóstico e no tratamento devem ser diferenciadas.

Estima-se que uma em cada três crianças em idade escolar possua alguma alteração ocular, mas recomenda-se que se examine as crianças o mais precocemente possível, independente dos pais suspeitarem de algum problema com a visão de seus filhos. As doenças oculares na infância devem ser tratadas por profissionais especializados.

Qual o momento certo para levar a criança ao oftalmologista?
 

A maioria das patologias oculares da infância apresentam boa evolução, desde que diagnosticadas e tratadas, o mais precocemente possível. Uma série de alterações oculares podem ser encontradas na criança desde o nascimento, como: catarata congênita, estrabismo, glaucoma congênito, altas ametropias (“grau elevados”), etc. Outras alterações podem manifestar-se poucos anos após o nascimento, como necessidade do uso de óculos, estrabismo, etc.

.

É importante entender que não existe idade mínima para levar seus filhos ao médico oftalmologista. Uma criança pode ser examinada em qualquer idade. Caso os pais suspeitem que algo não vai bem com a visão de seu filho ou simplesmente queiram saber se tudo está na normalidade, basta encaminhá-lo a um profissional especializado.

Agende sua consulta!
Unidade Pinheiros
Unidade Itaim